A tecnologia avança a cada momento e não é novidade que ela está cada vez mais presente em nosso cotidiano e também mais acessível e barata.

Até alguns anos atrás só se falava em equipamentos robóticos em grandes indústrias do tipo montadoras de automóveis, hoje pequenas empresas já podem ter uma maquina de corte a laser e/ou uma CNC.

Dias atrás visitei a Paubrasil, uma micro empresa comandada por dois jovens Designers que desenvolveram e estão produzindo capinhas para telefone celular, óculos e carteiras usando madeiras nobres.

No vídeo eu chamo a empresa de Marcenaria e por conta desse termo fui questionado se de fato é uma marcenaria, pois o trabalho manual praticamente deixou de existir. Minha resposta é bem simples: “Basta olhar para as ferramentas de um marceneiro de 100 anos atrás, depois com as de 30 anos e com as de agora e verá o quão evoluíram”.

CNC e Laser assim como as impressoras 3D já são realidade, mas da mesma forma que ainda usamos martelo e serrote o modelo de ferramentas e técnicas que temos hoje não deixarão de existir apenas teremos mais opções produtivas.

Se você quiser ver essa visita completa assista ao vídeo abaixo.