As brocas de aço rápido estão entre as mais versáteis entre brocas helicoidais. Com elas é possível furar desde aço (sua função de origem) até plásticos e madeira (madeiras duras requer atenção para não perder a tempera).

Recentemente escrevi o artigo “Tipos de Brocas” para o blog da Torch Tools, como colunista convidado e surgiram algumas duvidas sobre afiação.

Como não tenho nenhum vídeo ainda sobre isso reuni alguns que considero com boa didática e que certamente ajudará a você.

Acrescento apenas que é preciso tomar sempre cuidado para que as brocas de aço rápido não aqueçam em demasia, tanto durante o processo de usinagem quanto na afiação.

Sobre a afiação em si, existem diversos tipos de afiadores no mercado, sendo que o mais comum é um acessório para furadeira manual, bastando ligar a furadeira e inserir a broca num orifício. Eles custam a partir de R$120,00 de várias marcas.

Porém para quem tem pouco uso esses afiadores são caros, por isso mesmo aprender sobre afiação manual é tão importante. Dessa forma com um esmeril, lixadeira angular (com prato rígido e lixa para ferro) ou lixadeira de cinta terá brocas afiadas.

Nessa vídeo aula produzida pelo SENAI podemos ver bem o processo.