Falar em cutelaria, sem mencionar as espadas japonesas pode ser considerado heresia e até digno de castigos cruéis (risos).

Sempre fui apaixonado por facas e espadas, quando garoto tinha um canivetinho inseparável e vivia martelando pedaço de vergalhão nos paralelepípedos da rua, tá bom, eu sei isso não dá certo! (mais risos).

Estou me preparando para me arriscar de verdade na cutelaria, boa parte do material para a forja já está separado e tá faltando uma bigorna.

Mas isso é outra estória.

No momento quero dividir com vocês um vídeo incrível, bem tranquilo ao estilo japonês de ser, porém que transcende o universo do idioma, tanto que o fizeram sem narração.  Nele é possível ver todo o processo de fabricação de uma Katana, a famosa espada nos ninjas e samurais.

Tudo começa com o minério de ferro ainda bruto, que manualmente é transformado em aço, em seguida ganha forma de espada e a tempera seletiva, onde o fio fica duríssimo para ter o poder de corte e durabilidade do mesmo e o corpo da lamina é mantido “flexível” para evitar que a espada quebre facilmente.

Espero que gostem do vídeo como eu!