Muitas vezes nos vemos em apuros com problemas simples em nossa casa pela falta de uma ferramenta.

Aquele quadro que o(a) filho(a) pintou na aula de artes que vai ter de esperar “pela reforma da cozinha” e a furadeira do pedreiro para ir para a parede são algumas das situações vividas por muitas famílias.

Nesse post irei listar um “kit de primeiro socorros” para qualquer casa:

          Tesoura – indispensável e fundamental que seja boa; aquela sem ponta escolar não conta.

Martelo – o maior erro que se comete é comprar o maior martelo da loja achando que assim não irá acertar o dedo. O ideal é um martelo de porte médio (cerca de 300g mais o cabo).

Trena ou metro – para o dia a dia prefiro trena; de preferência a de 5m – servirá para medir aquela parede na hora de mudar o móvel de lugar

Chave de fenda – compre uma de boa marca (esqueça as da loja de 1,99). Tenha sempre duas ou três de tamanhos diferentes. Uma dica: quanto mais longas melhor o torque, ou seja menos força necessária para aparafusar.

Chave Philips – Também conhecida como estrela. Uma  3/16′ resolve quase tudo.

Furadeira – para pequenos furos até mesmo as xing-ling resolvem. Comprei uma para minha mãe por R$25,00.

Brocas – compre um pequeno jogo de brocas para concreto (widea) as de 6,7 e 8mm são as mais usadas. Para madeira (sim elas são diferentes das anteriores) compre as de aço rápido, ainda que não sejam as “perfeitas” para madeira servirão para furar outros materiais como plástico, alumínio e aço. Compre boas brocas; uma ruim vai custar 2,00 a menos e além de não fazer um bom trabalho vai durar pouco.A Irwin possui uma linha inovadora.

Alicate universal – como sugere o nome serve para quase tudo. Gaste um pouco mais e compre um bom. A Robust e a Belzer tem um bom alicate a preço justo.

Arco de serra (serrinha para metais)  – Não será o item mais usado no kit, porém se o tiver não irá tentar cortar cano com a faca de pão.

Suprimentos – mantenha na sua caixa de ferramentas itens como: buchas de nylon (para parede); parafusos diversos; fita isolante, pregos; fita crepe

Não aconselho comprar aquelas maletas que vem com várias peças (salvo um grande promoção), sempre contém itens que nunca usamos e pagamos por eles também.

Não aconselho comprar aquelas maletas que vem com várias peças (salvo se o preço estiver ótimo), sempre contém itens que nunca usamos e pagamos por eles.