Essa máquina é a princesinha dos olhos da Bosch porque está vendendo muito em razão de possuir bateria de íons de lítio de 12 Vmax e, se levarmos em conta que é de uma grande marca (Bosch), pode ser considerada como relativamente barata.

Vejamos as características dessas máquina:

1) bateria de íons de lítio

Essa é a tecnologia mais atual, mais moderna em termos de bateria para ferramentas. As baterias de íons de lítio tem como vantagem em relação às tecnologias anteriores:

  1. tamanho menor
  2. tempo de carga menor
  3. vida útil maior (3.000 ciclos de carga)
  4. Elas não viciam, ou seja, não possuem o chamado efeito memória,

Uma observação importante: não é legal deixar a carga das baterias de íons de lítio acabar por completo!

2) Bateria integrada

E a primeira coisa que vem na cabeça do consumidor é: se por um acaso der um problema na bateria ou acabar a vida útil dela? A Bosch informa que é possível a troca em assistência técnica e o preço é bem acessível.

Por ser integrada, se a carga acabar, você vai levar a ferramenta toda para carregar. E ela possui um sistema que quando o carregador é conectado, impede o funcionamento da parafusadeira. Então nem adianta pensar que se por ventura acabar durante o serviço, vocês poderão conectar na tomada e continuar o serviço. Negativo. Isso não é legal para a bateria. E é por isso que ela impede essa gambiarra

E esse período de carga é de 1h (tempo máximo), conforme o manual.

3) indicador de carga na bateria e led de iluminação

A máquina possui um indicador de carga que é feito por três luzes de LED. A Bosch informa que com uma carga é possível fazer 600 parafusamentos com parafuso de 3.5 por 35 mm em madeira macia.

Além disso, possui um LED para iluminar a região que estamos trabalhando, que é ligado quando apertamos no gatilho.

4) bateria com 12V Max conforme o site brasileiro da Bosch

Permitam me explicar o que é esse 12 V max.  As baterias de ions de litio são multiplos de 3,6 V, logo o que teriamos seria 10,8 V  14,4 v.

Acontece que os concorrentes começaram a  dizer que tinham parafusadeiras com 12 V Max, que é a tensão dela no vazio que chega perto de 12 v, mas ao colocar para trabalhar, cai para 10,8 v, que é a indicação correta.

E nos sites internacionais da Bosch, este produto tem 10,8 V (que é a indicação correta).

5) Torque de 15Nm em materiais macios e de 6 Nm em materiais duros

Ela não é uma máquina voltada para o segmento indrustrial. Ela foi desenvolvida pensando em montadores de móveis, eletricistas, pintores ou bricoleiros… são, portanto, trabalhos mais leves, normalmente de reparo e manutenção

Ela não possui regulagem de torque, o que limita o uso dela. Mas considerando seu foco principal para montadores e instaladores, o torque em si é suficiente, desde que não use parafusos grandes.

6) Velocidade variável no gatilho que vai de zero até 700 rpm (sem carga)

7) Por ser uma máquina smart permite o uso em locais de dificil acesso

locais estreitos e de difícil acesso por ser compacta e leve

8) Pesa apenas 0,9kg

9) Mandril de troca rápida com capacidade de até 6mm

Dê uma olhada no nosso vídeo review postado no youtube!