Se você está procurando algo um pouco diferente para o seu projeto de móveis, você pode querer considerar esses puxadores.

Eles são razoavelmente fáceis de fazer e pode ser feito a partir de madeira de qualquer espécie.
O primeiro passo é decidir sobre a forma e tamanho, em seguida cortar as duas metades da fôrma de dobra:

Eu usei compensado 25 mm no meu, mas de madeira maciça vai funcionar tão bem quanto. Você pode fazer algumas dessas formas, o que é uma boa ideia se você precisa de vários puxadores para um projeto.

Em seguida uma tira de madeira que você quer fazer o puxador. O comprimento irá depender do projeto, porém é preciso salientar que se forem muito mais largos que a fôrma, poderá ocorrer deformações nas bordas.

A espessura depende da forma como as curvas são apertadas, aqui estou usando noz preta com4mm de espessura.

A madeira tem que ser fervida ou cozida no vapor, (que é ainda melhor, mas irá necessitar de mais tempo e vapor suficiente). Quando iniciar a fervura, coloque a tira dentro e tampe a panela. Reduza o fogo e cozinhe por cinco minutos.

Em seguida, apertar rapidamente a tira na fôrma.
Ele terá que ficar enformado até que a madeira seque completamente e, normalmente, isso seria cerca de dois dias. Temperaturas ambientes mais quentes (como dias quentes de verão) vai acelerar o tempo de secagem, mas eu ainda iria deixá-lo por pelo menos dois dias.

Depois que secou, ​​lixe e decore-os como quiser.

Estes podem ser totalmente concluídos antes de fixá-los ao móvel, ou colado em antes do acabamento final com verniz, caso opte pela primeira opção não envernize no ponto de contato com o móvel.

Lembre-se de usar uma cola de boa qualidade para fixá-los, de forma a ficarem firmes.

Eles podem dar um toque especial ao seu móvel, agregando charme e estilo. Tudo irá depender da sua imaginação.

Ao mesmo tempo serve de introdução a técnica curvatura de madeira.

 

 

 

 

Autor do puxador

John Heisz