Este é mais um artigo do “Análise de Ferramentas” para o site “Oficina44”. Vamos conhecer essa fantástica tupia:

Se você está conhecendo agora as tupias, recomendo que, primeiramente dê uma lida em nossos artigos acerca da diferença tupia laminadora x tupia de coluna, bem como, no artigo sobre tupias compactas.

Esta tupia da DeWALT possui:

Em relação a potência, realmente é a maior que temos no mercado nacional para esta categoria de ferramenta. A nível mundial, comparando com marcas renomadas, acredito que fique atrás apenas da Ridgid R24012, de 1,5 hp (= 1118,5 w).

Essa potência maior é sentida na hora do trabalho. Quando trabalho em madeiras maciças com máquinas mais fracas, a ferramenta tem muita dificuldade em cortar, e por vezes treme demais na mão e, em alguns casos, chega a dar coices quando encontra um pedaço mais duro de madeira. Essa DeWALT, simplesmente saiu destruindo tudo, nem chegou perto de causar qualquer dificuldade de segurá-la. E fiz os testes nas mesmas madeiras e usando o mesmo gabarito! Lembrando algumas dicas sobre uso de tupia: a) aprofundar apenas 3 mm a cada passada; b) seguir o sentido de alimentação da fresa, e; c) usar EPI’s (não use luvas).

velocidade variável é legal para adequar a máquina para o tipo de material que se pretende fresar (plástico, madeira, mdf…) e adequar para uma velocidade compatível com a fresa (a depender do diâmetro da fresa, os seus fabricantes recomendam uma velocidade mínima e máxima).

Só por ter ajuste de velocidade já lhe torna desejada para uso em CNC. É importante salientar que a DWP611PK não é nem a máquina com menor rpm e nem com maior rpm no mercado.

Importante lembrar que a redução de velocidade é direta no eixo, o uso prolongado em velocidades mais baixas pode sobreaquecê-la ou causar outros danos. Essa característica de mudança de velocidade no eixo serve para todas as tupias vendidas no mercado nacional (matéria escrita em 2017) e, portanto, a observação também.

Vamos para um ponto negativo. Considero um absurdo uma marca tão grande como a DeWALT vender este produto por R$1.500,00 sem fornecer: guia lateral (edge guide), guia copiadora, guia de corte. E toda e qualquer marca, incluindo a Songhe, F&M, Ace, fornecem esses acessórios com suas tupias, veja:

Tupia laminadora da F&M

E não fica por ai: a máquina vendida no mercado estadunidense e britânico (entre outros) é acompanhada dos supracitados acessórios, mas não na América Latina. E realmente não entra na minha cabeça o porque desse discrímen  injustificado.

Muito obrigado por sua atenção. Espero que possa visitar nosso blog do “Análise de Ferramentas” e nosso canal no youtube.