Tão simples e ao mesmo tempo cheio de tecnologia o vidro está presente em nossas casas, carros  e até nos telefones.

E ainda sim poucos conhecem seus tipos, nesse listo os principais tipos.

Nos três vídeos no fim da matéria é possível conferir mais detalhes sobre cada um deles, bem como suas aplicações.

Float

O vidro float (ou comum) é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio. Essas matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno

Vidro Temperado

O vidro temperado é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera), para modificar suas características como a dureza e a resistência mecânica.

Laminado

O vidro Laminado é o conjunto de duas ou mais peças de vidros, unidas por uma película plástica chamada (PVB) ou por resina (pouco usado atualmente.

Refletivo

Os vidros refletivos popularmente conhecidos como espelhados. Aplicados em janelas e fachadas na sua forma comum, bloqueiam a entrada de calor no ambiente interno, controlando a incidência de luz.

Insulado

O Vidro Insulado é também conhecido como vidro duplo ou sanduíche de vidros.

Na verdade, trata-se de um sistema de envidraçamento, que pode ter duas (ou mais) peças de vidro, coladas a um perfil de alumínio, duplamente vedadas, trazendo os benefícios das câmaras internas de ar.

Craquelado

O vidro craquelado é composto de uma lamina interna de vidro temperado e duas laminas externas de vidros comuns, unidas por duas películas plásticas (PVBs). Em seguida o vidro temperado interno é quebrado.

 Esmaltado

O Vidro Esmaltado é uma evolução de alguns métodos utilizados para a pintura em vidros, por isso consegue agregar os benefícios do jateamento, serigrafia e pintura com praticidade, beleza e durabilidade.

Auto Limpante

Para a produção do auto limpante, o float recebe uma película com uma camada com partículas de dióxido de titânio.

Em comparação com os vidros normais, a água também seca muito mais rapidamente e não deixam aquelas tradicionais manchas.

Aramado

O aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à massa do vidro.

Curvo

O processo de curvatura consiste em colocar o vidro float sobre um molde (matriz) de aço e levar a um forno próprio.  O vidro é curvado a uma temperatura média de 650 graus, adquirindo a curvatura definida pelo molde por meio de gravidade.