Confira Também De Tudo Um Pouco

Como afiar broca de aço rápido

Como afiar broca de aço rápido

As brocas de aço rápido estão entre as mais versáteis entre brocas helicoidais. Com elas é possível furar desde aço (sua função de origem) até plásticos e madeira (madeiras duras requer atenção para não perder a tempera).

Recentemente escrevi o artigo “Tipos de Brocas” para o blog da Torch Tools, como colunista convidado e surgiram algumas duvidas sobre afiação.

Como não tenho nenhum vídeo ainda sobre isso reuni alguns que considero com boa didática e que certamente ajudará a você.

Acrescento apenas que é preciso tomar sempre cuidado para que as brocas de aço rápido não aqueçam em demasia, tanto durante o processo de usinagem quanto na afiação.

Sobre a afiação em si, existem diversos tipos de afiadores no mercado, sendo que o mais comum é um acessório para furadeira manual, bastando ligar a furadeira e inserir a broca num orifício. Eles custam a partir de R$120,00 de várias marcas.

Porém para quem tem pouco uso esses afiadores são caros, por isso mesmo aprender sobre afiação manual é tão importante. Dessa forma com um esmeril, lixadeira angular (com prato rígido e lixa para ferro) ou lixadeira de cinta terá brocas afiadas.

Nessa vídeo aula produzida pelo SENAI podemos ver bem o processo.

 


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários