A soldagem com arco elétrico, popularmente conhecido como solda elétrica é a mais comum forma de soldagem de ferro e aço usada no mundo.
Praticamente todas as serralherias no Brasil usam exclusivamente esse método e por dois motivos principais, baixo custo (tanto do equipamento como dos consumíveis) e resistência mecânica elevada.
Esse tipo de soldagem ainda que simples de ser feito exija do iniciante uma boa dose de paciência, pois a sensibilidade do operador é fator fundamental, além disso, em certos casos se não soube como agir ela pode causar mais estragos a peça do que soldagem propriamente dita.
O acabamento também é outra dificuldade.
Ainda que haja bons cursos profissionalizantes no país, as informações online são quase inexistentes.
Encontrei alguns vídeos muito bons, com uma didática simples de ser compreendida e sem muitos rodeios e ainda que estejam em espanhol o entendimento não ficou sacrificado, mesmo para quem não domina o idioma.
Posição do eletrodo, movimento e velocidade de solda.
Cuidados antes de soldar metalom ou tubo
Como soldar metalom
Com soldar peças em ângulo
Reparando furos causados pelo eletrodo
Peças mal cortadas? Saiba como solda-las.
Como soldar na vertical
Comentários
Boa noite Adilaon. Mestre gosto dos vídeos do senhor. Gostaria de o senhor fazer um vídeo sobre serviços de soldagem oxicetileno e corte e o manuseio e a como montar o equipamento. Um abraço mestre.
Carlos, não tenho esse tipo de equipamento. Já fui encantado por ele hoje só simpatizo rsrs
Vou ver se acho bons conteudos sobre o tema e trago aqui para o site.
Abraços