Curso de solda elétrica – Aprendendo a soldar

Curso de solda elétrica – Aprendendo a soldar

A soldagem com arco elétrico, popularmente conhecido como solda elétrica é a mais comum forma de soldagem de ferro e aço usada no mundo.

Praticamente todas as serralherias no Brasil usam exclusivamente esse método e por dois motivos principais, baixo custo (tanto do equipamento como dos consumíveis) e resistência mecânica elevada.

Esse tipo de soldagem ainda que simples de ser feito exija do iniciante uma boa dose de paciência, pois a sensibilidade do operador é fator fundamental, além disso, em certos casos se não soube como agir ela pode causar mais estragos a peça do que soldagem propriamente dita.

O acabamento também é outra dificuldade.

Ainda que haja bons cursos profissionalizantes no país, as informações online são quase inexistentes.

Encontrei alguns vídeos muito bons, com uma didática simples de ser compreendida e sem muitos rodeios e ainda que estejam em espanhol o entendimento não ficou sacrificado, mesmo para quem não domina o idioma.

Posição do eletrodo, movimento e velocidade de solda.

Cuidados antes de soldar metalom ou tubo

Como soldar metalom

Com soldar peças em ângulo

Reparando furos causados pelo eletrodo

Peças mal cortadas? Saiba como solda-las.

Como soldar na vertical


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Boa noite Adilaon. Mestre gosto dos vídeos do senhor. Gostaria de o senhor fazer um vídeo sobre serviços de soldagem oxicetileno e corte e o manuseio e a como montar o equipamento. Um abraço mestre.

    Carlos Eduardo Campos em 31/07/2017
    • Carlos, não tenho esse tipo de equipamento. Já fui encantado por ele hoje só simpatizo rsrs
      Vou ver se acho bons conteudos sobre o tema e trago aqui para o site.
      Abraços

      Adilson Pinheiro em 01/08/2017