Ferramentas Ferramentas Caseiras

Plaina desengrosso com tupia

Plaina desengrosso com tupia

 

Trabalhar com madeira maciça sem ter como aplainar e/ou desengrossar pequenas pranchas ou caibros sabe como ficamos limitados.

Às vezes deixamos de lado projetos ou oportunidades, como uma peça jogada numa caçamba, por falta de equipamento para beneficia-la.

Uma pequena desempenadeira usada dificilmente é negociada abaixo dos R$1000,00 e um desengrosso Makita ou Dewalt novo, quase o dobro disso. Valores que para um entusiasta cabe no orçamento de poucos.

Também estou na mesma situação que muitos e tinha duas opções: Sentar e lamentar ou adaptar. Foi o que fiz!

Existem vários jigs para aplainar com tupia na internet, porém quase todos não permitiam variações na espessura da madeira que fosse além do alcance da tupia, o que me incomodava, uma vez que teria de construir um novo para cada situação.

Aproveitando meu “momento serralheiro” feliz com a melhora na minha solda e com a serra rápida nova, decidi construir um jig em aço e que fosse regulável.

O sistema seve tanto como desempenadeira como desengrosso, sendo que no primeiro caso fica limitado ao comprimento do jig, contudo a relação custo x beneficio é excelente.

Para simplificar o entendimento deixo abaixo o vídeo tutorial desse jig.




Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários