Destaque Ferramentas

Qual Parafusadeira Comprar? Escolha o Modelo Ideal para Você

Qual Parafusadeira Comprar? Escolha o Modelo  Ideal para Você

Se você está embarcando em um projeto de marcenaria, montagem de móveis ou até mesmo uma reforma em casa, uma ferramenta essencial que não pode faltar em sua caixa de ferramentas é a parafusadeira.

Na hora de escolher uma furadeira parafusadeira, é crucial considerar uma série de fatores para garantir que você está fazendo a escolha certa para suas necessidades.

Com uma ampla gama de opções disponíveis no mercado, desde modelos básicos até ferramentas mais avançadas, entender as características e os recursos disponíveis pode ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Neste guia, vamos explorar os principais aspectos a serem considerados ao escolher sua furadeira ou parafusadeira.

1. Considere o Tipo de Uso

Antes de fazer sua escolha, é crucial considerar o tipo de projetos nos quais você trabalhará com mais frequência. Se você for lidar principalmente com trabalhos leves, como montagem de móveis ou pendurar quadros, uma parafusadeira de 12V ou com fio que tenha controle de torque e função furo com impacto será a mais indicada.

 No entanto, para projetos mais exigentes, como construção de decks, carpintaria ou montagens com parafusos maiores uma parafusadeira de impacto ou uma furadeira parafusadeira com maior torque será necessário.

Vou separar por tipo e suas características para te ajudar.

Parafusadeiras pequenas

Aqui estamos falando de ferramentas realmente pequenas como por exemplo a Bosch Go, normalmente possuem bateria embutida, ou seja, não dá para trocar a bateria quando ela descarrega por uma outra e seguir trabalhando.

Na prática são como uma chave Philips elétrica, não terão mais força de aperto que você com uma chave nas mãos.

Ideal para pequenos parafusos e nada mais. Pessoalmente não indico como sua primeira parafusadeira, pois em pouco tempo sentirá falta de mais força.

Furadeira/Parafusadeira Sem Impacto

Oferece um ótimo custo-benefício para a maioria das pessoas, sendo versátil o suficiente para lidar com uma variedade de tarefas nas duas funções.

Para montagem de móveis é perfeita.

São consideravelmente melhores que o modelo sem furadeira e preços mais atraentes que o modelo com impacto.

Calma, não saia correndo agora para comprar a sua, continue a leitura.

O grande problema delas é não furar alvenaria e concreto.  

Furadeira de Impacto e Parafusadeira

Ideal para aqueles que precisam de uma ferramenta versátil que possa lidar tanto com perfurações e aparafusamento.

São capazes de furar madeira e aço bem como alvenaria e até concreto, por característica seu torque no aparafusamento são mais fortes que os modelos que não têm furo com impacto, quando comparado a modelos de mesma voltagem.

Elas têm dois pontos negativos: Preço maior que o modelo sem impacto e são mais pesadas quando comparadas a de mesma categoria que as sem impacto.

Chave de Impacto

Indicada para trabalhos que demandam torques elevados. É uma ferramenta específica e pode não ser tão versátil quanto uma furadeira/parafusadeira.

O mandril pode ser sextavado de 1/4″ que aceita bits normais e soquetes menores ou ponta quadrada de uso exclusivo para soquetes.

O modelo de mandril de 1/4″ pode ser utilizado para furar madeira ou materiais macios, no entanto definitivamente não é uma furadeira.

Quando falamos em torque elevado esse modelo é o que se precisa. Um modelo simples aplica no mínimo 90Nm

2. Voltagem

Bateria de 3,5V até 6V

Adequadas para pequenos serviços e trabalhos leves e estão nos modelos parafusadeira simples.

Bateria de 12V

Versáteis e mais leves, mas podem não ser tão eficazes com brocas maiores.

Não dá para dizer que são mais fracas no aparafusamento que uma 18 ou 20v porque há vários modelos de 12v que superam as de maior voltagem.

Além do peso menor o preço também é mais acessível que as de maior voltagem.

NOTA: Modelos de 12V podem ser de bateria interna ou intercambiável, apesar da primeira versão ser mais barata eu sempre indico o segundo.

Bateria de 18/20V

Oferecem maior autonomia e torque, mas podem ser mais pesadas e volumosas, o que pode ser inconveniente para trabalhos em espaços reduzidos ou mais precisos.

Imagine montar móveis o dia todo com uma ferramenta de 2,5 a 3,5kg na mão o tempo todo é realmente desgastante.

NOTA: Na prática não existe diferença entre 18V e 20V, os números são dados de acordo com a forma de medição utilizado pelo fabricante e até o continente onde vende. A Dewalt vende a mesma ferramenta como 20V nas Américas e como 18V na Europa.

3. Torque

O termo torque das parafusadeiras está ligado à sua capacidade de apertar ou afrouxar parafusos.

A unidade de medida internacional para isso é o Nm (Newton Metro)

Não vou entrar em detalhes sobre o Nm já que esse tema e merece um artigo à parte, mas para não te deixar sem parâmetros considere o seguinte:

Um homem pesando 65kg com uma chave Philips de 30cm de comprimento consegue aplicar entre 3 e 7N.m de torque sobre um parafuso.

NOTA: Essa informação não tem base cientifica e sim fruto de um teste dentro da minha oficina.

Baseado em toda a minha experiência posso garantir que uma parafusadeira com torque máximo de 30Nm geralmente é suficiente para a maioria dos trabalhos de marcenaria, cobrindo cerca de 70% das necessidades comuns.

4. Brushless ou Escovas

Ferramentas com escovas de carvão podem ser uma opção mais acessível, especialmente para aqueles com orçamento limitado. No entanto, se puder investir numa ferramenta mais cara, considere uma  brushless,  pode ser vantajoso devido à sua maior eficiência e durabilidade.

Além disso os fabricantes têm colocado mais tecnologia e até componentes melhores nas ferramentas brushless.

5. Marcas

 Marcas como Dewalt, Makita, Bosch e Milwaukee são conhecidas por sua qualidade e desempenho, confiáveis e com boa rede de assistência técnica, peças e baterias facilmente encontráveis em lojas especializadas.

 Para quem busca opções mais acessíveis, marcas como Stanley, Wesco e Einhell podem oferecer uma boa relação custo-benefício.

6. Dicas Adicionais

Combos

muitos fabricantes têm seus kits com uma furadeira/parafusadeira e chave de impacto custando pouco mais que uma delas separado.

Os combos mais comuns são de ferramentas 12v e pode custar mais barato que uma furadeira/parafusadeira 18/20v.

Baterias Extras

Opte por kits que incluam mais de uma bateria para garantir que você tenha energia suficiente para concluir seus projetos sem interrupções.

Planejamento

Antes de fazer sua compra, pense nas próximas etapas do seu projeto e considere se a ferramenta escolhida atenderá às suas necessidades futuras. Além disso observe se a marca escolhida possui mais ferramentas de mesma voltagem, uma vez que no futuro poderá compartilhar as baterias com outras ferramentas ou mesmo comprar ferramentas sem baterias por um preço mais acessível

Ao seguir estas dicas e considerações, você estará bem equipado para escolher a furadeira ou parafusadeira ideal para seus projetos de bricolagem ou profissionais. Lembre-se sempre de avaliar suas necessidades específicas e comparar diferentes opções antes de tomar uma decisão final.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Ola bom dia

    José clebiano de Souza em 30/03/2024
    • Bom dia

      Adilson Pinheiro em 30/03/2024