Aula de Marcenaria Curso Grátis

Como usar plaina elétrica

Como usar plaina elétrica

A plaina forma juntamente com as ferramentas de corte a base da marcenaria e carpintaria.

Antigamente eram usadas plainas manuais e serrotes, hoje plainas elétricas portáteis e serra circular, de qualquer forma o principiam é o mesmo.

A verdade é que não basta ter uma ferramenta, seja ela qual for ter total controle sobre ela é que garantirá bons resultados.

Esse tipo de plaina pode ser usado para aplainar desde peças pequenas até tampos inteiros. Também pode substituir até mesmo uma plaina desengrossadeira, nesse caso apenas para situações pontuais, pois não gera produtividade e exige verificações da espessura constantemente.

Já faz algum tempo, aliás, bastante tempo que preparei duas aulas sobre o tema.

Recomendo que assista as duas com bastante atenção e depois pratique em madeiras que possam ser descartadas já que no começo erros são comuns, então não se cobre em demasia.

Com pouco tempo tenho certeza que se tornará um perito em plaina elétrica.

Forte abraço

 


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários