Aula de Marcenaria Curso Grátis

Cupins: tudo o que você precisa saber sobre essa praga

Cupins: tudo o que você precisa saber sobre essa praga

Eles são quase invisíveis, atacam em silêncio e fazem um grande estrago. Estou falando das brocas e cupins.

E no período da primavera e verão os ataques ficam ainda mais intensos.

Nesse artigo vamos conhecer um pouco desses inimigos e como se defender deles

Não vou entrar no mérito de espécies ou aspectos biológicos dessas pragas, apenas apresentar um pouco sobre eles de forma pratica e simplificada, afinal de contas no dia-a-dia não importa o nome cientifico do bicho e sim como elimina-lo

BROCAS

São mais comuns em grãos, sendo o milho o mais atacado, contudo atacam também madeiras especialmente as macias e doces, pois buscam os açucares. Pinus, Bambu e Compensados são os principais alvos.

A característica principal de que algo foi atacado por brocas é um pó fino e claro que lembra amido de milho.

Se ainda não for tarde aplique cupinicida com pincel até encharcar toda a peça.

CUPINS DE MADEIRA SECA

Não é o tipo mais agressivo, contudo é o mais difícil de localizar e de eliminar.

Um móvel pode parecer intacto até que você percebe algumas bolinhas saindo dele, to tamanho de um grão de areia.

Em muitos casos a peça de madeira em questão já está totalmente condenada, em seu interior galerias já tomam conta e o que resta é uma capa fina.

É comum que parte ou todo o móvel está perdido.

Para eliminar é preciso avaliar a extensão que já tomou. Se necessário retirar as peças infestadas e substituir por novas e imunizar todo o restante com cupinicida aplicado com pincel.

Se o ataque ainda for pequeno, pode-se localizar os furos de entrada e aplicar com seringa o veneno.

Esse tipo é o mais comum em telhados, portas e móveis antigos.

Quando o móvel não for muito grande um truque para potencializar a ação do veneno é aplicar, embalar com plástico por alguns dias e se possível deixar do lado de fora para pegar um pouco de sol isso irá gerar vapores que vão ir mais fundo ainda nas galerias.

CUPINS DE CHÃO OU DE ASAS

São esses que formam os famosos cupinzeiros.

Normalmente ficam restritos à natureza, porém com avanço das cidades sua presença é cada vez mais comum dentro das casas.

São os mais agressivos e poucos dias são suficientes para comer uma peça inteira de madeira e mesmo madeiras duras não são páreo para eles.

A tendência é que ataquem primeiro as madeiras macias e papel, porém nada escapa ao ataque.

A eliminação deles é mais simples e mesmo thinner ou fogo controlam o ataque imediato. Contudo o uso de inseticida é necessário para evitar o retorno.

A má noticia é que se algo foi atacado é sinal que tem mais e você terá mais problemas no futuro.

Nesse caso o ideal é localizar as galerias, que quando externas parece um túnel, mas eles podem estar dentro das paredes da casa, e aplicar veneno.

PREVENSÃO

Se sua região não tem muitos relatos de ataques, em geral uma vistoria frequente será suficiente.

Se seu entorno tem problemas com cupins, chamar uma empresa de dedetização pode ser uma boa. Eles trabalham com inseticidas mais fortes e mais eficazes que os vendidos no comércio.

Caso isso não seja possível, compre cupinicida à base de água, proceda à diluição e aplique na parte externa da casa ou onde julgar necessário.

Esse a base de água tem a vantagem de ser mais barato e lhe permitir atingir grandes áreas. Em gela um frasquinho custa menos de 10,00 e pode ser diluído em 20 Litros de água.

Antes de construir um telhado você pode aplicar sobre toda a madeira e se possível cobrir com plástico e deixar alguns dias. Isso também vale para peças de madeira em geral, contudo é preciso salientar que a madeira não poderá ser usada para utensílios de cozinha e seu beneficiamento irá requerer mascaras com proteção para químicos.

DICA NINJA

O óleo queimado, aquele mesmo retirado de motores dos carros é um excelente preservativo contra cupins, bastando pincelar sobre as peças de madeira. Repele não apenas cupins como umidade.

Apenas não use em madeira que terá contato frequente com pessoas, como mesas, bancos ou portões, pois ele leva  até 3 meses para secar totalmente.

ALGUNS TIPOS DE CUPINCIDAS

Existem de diversas marcas e tipos

Os em spray são bons para ataques em pequenas áreas especialmente o cupim de madeira seca e brocas.

Prontos e de base oleosa – São eficientes, porém caros se demandar de muita quantidade e a peça fica oleosa por vários dias.

A base d’água – Barato de alto rendimento, ideal para controle em grandes áreas. São os que têm cheiro mais forte e pode incomodar toda a família.

Em pó – Alguns antipulgas também são eficientes. Ideal para colocar nas casas ou galerias de cupins de chão, pois além de serem inofensivos às pessoas e animais os cupins leva ele até o interior da colônia eliminando a rainha. Um bom exemplo e o que uso aqui é o Talfon, facilmente encontrado em Pet shops.

Bom, acho que é isso!

Espero ter ajudado.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Bom dia. Eu vi seu vídeo sobre serrote me inscrevi nele. eu tentei por todos os meios adquirir o serrote GYOKUCHO e até mesmo o RYOBA em segundo plano tentei entrar em contato com a TOOLSBr, não consegui e eles não responderam meu email. Você esta fazendo uma propaganda de uma mercadoria que não se encontra no mercado, tentei Palácio das Ferramentas, tentei como já disse na TOOLSBr e não consegui. Como e onde posso comprar os serrotes indicados por você em seu vídeo. Grato. Att.

    Souza em 01/08/2020
  2. Não consegui comprar o serrote Japones GIOKUCHO, conforme seu vídeo. como e onde posso comprar o serrote indicado. Grato. Att.

    Souza em 01/08/2020