Destaque Ferramentas Jigs e Acessórios

Esquadro para serra circular manual – Precisão e segurança para você

Esquadro para serra circular manual – Precisão e segurança para você

Que a serra circular portátil ou serra circular manual como é mais conhecida substituiu quase que totalmente o uso de serrote na marcenaria e carpintaria isso é fato.

Sem duvida alguma agilizam muito o trabalho, contudo é inegável que os acidentes graves e até fatais aumentaram substancialmente também.

Os Perigos

Me preocupa muito quando vejo pessoas que mal sabem usar uma furadeira comprando uma serra dessas. Em função dessa popularização vemos alguns absurdos como a apresentadora Ana Maria Braga abrindo um coco com uma ferramenta dessas, caso esse que mostrei no post “Com não usar uma serra circular”.

Também já listei outros riscos em: ” Os perigos de uma serra circular manual”.

Quero deixar claro que não considero essa ferramenta como uma mutiladora ou fabrica de viúvas, nada disso apenas que você saiba que não é um brinquedo de adulto.

A Solução

Voltando ao tema inicial, alguns anos atrás criei um esquadro para trabalhar com uma serra circular e a pouco tempo melhorei ainda mais o projeto que agora funciona com um sistema de trilhos melhorando ainda mais a segurança e precisão.

Como esse acessório você se concentra apenas na operação já que ele se encarrega de manter a ferramenta na linha de corte, além disso por não haver a possibilidade de sair do curso reduz o risco da serra travar e voltar, o popular coice, responsável por vários acidentes.

Nos dois vídeos abaixo temos o passo a passo das duas versões.

Sugiro também que confira o artigo 8 Guias para serra circular manual, certamente lhe será util.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários