Nos últimos 3 anos tenho notado que a madeira está na moda e não estou falando de MDF madeirado ou porcelanato que imita madeira, estou falando de madeira maciça, madeira de verdade.
Não vou listar todos os que conheço e uso, porque vou acabar não respondendo a dúvida que te trouxe até aqui, sendo assim vou indicar os quatro que tenho mais usado nos últimos meses e que ficaram na minha lista por um bom tempo.
Tenho buscado opções naturais ou menos nocivas à saúde e que ao mesmo tempo sejam práticas, sendo assim esses são os critérios que adotei.
De preferência a base d’água.
Apesar de possuírem composição química diferentes, os stains e impregnantes atuam da mesma forma, bem como métodos de aplicação e resultados idênticos.
Eles penetram nas fibras da madeira e endurecem, onde eles acabam ocupando um espaço impedindo a entrada de água dessa forma protegendo a madeira.
Acabamento fosco ou levemente acetinado, preservando a textura da madeira.
Muito versátil, pode ser usado em madeiras expostas ao clima como decks, esquadrias, móveis de jardim, ou mesmo móveis e bancadas internas.
Para acabamentos mais sofisticados como móveis finos ou balcões bancadas onde se quer um acabamento premium o ideal é utilização de um verniz. Sendo os de base PU (poliuretano) o que há de melhor.
Eu venho me rendendo cada vez mais aos vernizes à base d’água, pela praticidade.
Eles criam um filme sobre a superfície da madeira é como se tivesse emplastificado, dessa forma nada consegue penetrar nas fibras: água, óleo, produtos químicos, enfim a estética da madeira está completamente preservada.
Existem opções de alto brilho, acetinado e fosco.
De acordo com a técnica emprega a peça terá acabamento de poro aberto (quando a textura é percebida) ou poro fechado ( quando a superfície fica completamente lisa
Móveis internos.
Dependendo do fabricante pode ser utilizado em pisos e assoalhos de madeira.
O óleo mineral é um derivado do petróleo que no seu último estágio de filtragem pode ser consumido por pessoas inclusive encontrado em farmácias como laxante. Também utilizado na composição de cosméticos.
Fácil aplicação: basta espalhar sobre a superfície, esperar alguns minutos e retirar o excesso.
O que o óleo mineral faz na madeira é quase igual ao que faz o stain, impregna as fibras ocupando os espaços que antes havia oxigênio.
A diferença é que além de ser atóxico ele não seca. Isso mesmo, o óleo mineral nunca irá endurecer, ou seja, não polimeriza.
Dessa forma o que está na superfície acaba saindo com limpezas e o restante desce para o centro da madeira, deixando a camada inicial desprotegida caso não haja reposição
Líquido incolor, com cheiro e gosto sutil.
Não altera as cores da madeira, contudo permite a oxidação delas que resultará no escurecimento delas com o passar do tempo.
O acabamento fica brilhante no momento da aplicação, chegando ao fosco no decorrer do tempo.
Utensílios de cozinha como tábuas de corte e servir, gamelas, canecas, colheres de pau, saladeiras e móveis e objetos de uso interno que ainda não tenham recebido nenhum acabamento.
Sempre que falamos de cera pronta temos que ter consciência que a composição pode sofrer alterações, de acordo com o fabricante ou mesmo a aplicação para o qual foi desenvolvida.
Minha escolha pessoal tem sido por ceras atóxicas para a maior parte dos casos, porque em geral entregam o mesmo desempenho de uma cera convencional sem ter componentes nocivos à saúde.
Elas perdem apenas para finalização sobre tintas e vernizes, uma vez que alguns compostos químicos ficarem de fora
A cera em si cria um filme fino e flexível sobre a madeira impedindo a entrada de água e outros líquidos.
No entanto, algumas composições contém óleos que irão penetrar nas fibras da madeira, gerando assim uma dupla camada de proteção.
A coloração pode ir do branco ao castanho claro. Consistência de um creme firme,
Odor agradável e fácil aplicação.
Apesar de necessitar de reaplicação a tarefa não requer habilidades ou ferramentas especiais, bastando espalhar com um pano macio, aguardar alguns minutos e lustrar com um pano seco.
Sem dúvida alguma o melhor resultado tátil de todos os acabamentos, deixando a superfície da madeira lisa e agradável ao toque.
Como o próprio nome diz, cera atóxica é um produto destinado ao uso de peças ou móveis que terão contato com alimentos, porém não precisa ficar restrito a isso, podendo ser utilizada em todos os móveis internos de madeira ou compensado e até assoalhos de madeira.
Se você gosta de assuntos relacionados à marcenaria e faça você mesmo, venha conhecer meu canal no youtube e meu Instagram onde sempre temos novos conteúdos de valor.
http://www.youtube.com/Adilsonpinheiro
https://www.instagram.com/canaladilsonpinheiro
Abraços
Comentários
Olá Adilson, acabo de assistir à um vídeo seu sobre o uso de madeiras de origem desconhecida e fiquei preocupado com um projeto meu de usar madeira de dormentes para fazer tampos de mesa e o piso da sala e dos quartos, como é sabido, dormentes são tratados com creosoto (algo muito tóxico) fiquei preocupado pois não estamos sempre calçados ao andar pela casa e crianças e animais praticamente estão sempre descalços … pensei em usar resina epóxi para selar tanto os tampos de mesa quanto o piso, mas fiquei em duvida se esse procedimento apenas já seria suficiente para garantir a segurança das pessoas e animais. Gostaria de um comentário seu a respeito disso.
Obrigado
Nei