Matéria Prima Óleos e Ceras

4 acabamentos para madeira fáceis de aplicar

4 acabamentos para madeira fáceis de aplicar

Nos últimos 3 anos tenho notado que a madeira está na moda  e não estou falando de MDF madeirado ou porcelanato que imita madeira, estou falando de madeira maciça, madeira de verdade.

Não vou listar todos os que conheço e uso, porque vou acabar não respondendo a dúvida que te trouxe até aqui, sendo assim vou indicar os quatro que tenho mais usado nos últimos meses e que ficaram na minha lista por um bom tempo.

Tenho buscado opções naturais ou menos nocivas à saúde e que ao mesmo tempo sejam práticas, sendo assim esses são os critérios que adotei.

1 – Stain ou impregnante 

 De preferência a base d’água.

Apesar de possuírem composição química diferentes, os stains e impregnantes atuam da mesma forma, bem como métodos de aplicação e resultados idênticos.

Como protegem a madeira?

Eles penetram nas fibras da madeira e endurecem, onde eles acabam ocupando um espaço impedindo a entrada de água dessa forma protegendo a madeira.

Características

Acabamento fosco ou levemente acetinado, preservando a textura da madeira.

Onde usar?

Muito versátil, pode ser usado em madeiras expostas ao clima como decks, esquadrias, móveis de jardim, ou mesmo móveis e bancadas internas.

2 – verniz PU a base d’água

Para acabamentos mais sofisticados como móveis finos ou balcões bancadas onde se quer um acabamento premium o ideal é utilização de um verniz. Sendo os de base PU (poliuretano) o que há de melhor.

 Eu venho me rendendo cada vez mais aos vernizes à base d’água, pela praticidade.

Como ele  protege a madeira?

Eles criam um filme sobre  a superfície da madeira é como se tivesse emplastificado,  dessa forma nada consegue penetrar nas fibras:  água, óleo, produtos químicos, enfim a estética da madeira está completamente preservada.

Características

Existem opções de alto brilho, acetinado e fosco. 

De acordo com a técnica emprega a peça terá acabamento de poro aberto (quando a textura é percebida) ou poro fechado ( quando a superfície fica completamente lisa 

 Onde usar?

Móveis internos.

Dependendo do fabricante pode ser utilizado em pisos e assoalhos de madeira.

3 – Óleo mineral

O óleo  mineral é um derivado do petróleo que no seu último estágio de filtragem pode ser consumido por pessoas inclusive encontrado em farmácias como laxante. Também utilizado na composição de cosméticos.

Fácil  aplicação: basta espalhar sobre a superfície, esperar alguns minutos e retirar o excesso.

Como ele  protege a madeira?

O que o óleo mineral faz na madeira é quase igual ao que faz o stain, impregna as fibras ocupando os espaços que antes havia oxigênio.

A diferença é que além de ser atóxico ele não seca. Isso mesmo, o óleo mineral nunca irá endurecer, ou seja, não polimeriza.

Dessa forma o que está na superfície acaba saindo com limpezas e o restante desce para o centro da madeira, deixando a camada inicial desprotegida caso não haja reposição

Características

Líquido incolor, com cheiro e gosto sutil.

Não altera as cores da madeira, contudo permite a oxidação delas que resultará no escurecimento delas com o passar do tempo.

O acabamento fica brilhante no momento da aplicação, chegando ao fosco no decorrer do tempo.

Onde usar?

Utensílios de cozinha como tábuas de corte e servir, gamelas, canecas, colheres de pau, saladeiras e móveis e objetos de uso interno que ainda não tenham recebido nenhum acabamento.

4 – Cera atóxica 

Sempre que falamos de cera pronta temos que ter consciência que a composição pode sofrer alterações, de acordo com o fabricante ou mesmo a aplicação para o qual foi desenvolvida.

Minha escolha pessoal tem sido por ceras atóxicas para a maior parte dos casos, porque em geral entregam o mesmo desempenho de uma cera convencional sem ter componentes nocivos à saúde.

Elas perdem apenas para finalização sobre tintas e vernizes, uma vez que alguns compostos químicos ficarem de fora

Como ela  protege a madeira?

A cera em si cria um filme fino e flexível sobre a madeira impedindo a entrada de água e outros líquidos.

No entanto, algumas composições contém óleos que irão penetrar nas fibras da madeira, gerando assim uma dupla camada de proteção.

Características

A coloração pode ir do branco ao castanho claro. Consistência de um creme firme,

Odor agradável e fácil aplicação.

Apesar de necessitar de reaplicação a tarefa não requer habilidades ou ferramentas especiais, bastando espalhar com um pano macio, aguardar alguns minutos e lustrar com um pano seco.

Sem dúvida alguma o melhor resultado tátil de todos os acabamentos, deixando a superfície da madeira lisa e agradável ao toque.

Onde usar?  

Como o próprio nome diz, cera atóxica é um produto destinado ao uso de peças ou móveis que terão  contato com alimentos,  porém não precisa ficar restrito a isso, podendo ser utilizada em todos os móveis internos de madeira ou compensado e até assoalhos de madeira.

Gostou das dicas?

Se você gosta de assuntos relacionados à marcenaria e faça você mesmo, venha conhecer meu canal no youtube e meu Instagram onde sempre temos novos conteúdos de valor.

http://www.youtube.com/Adilsonpinheiro

https://www.instagram.com/canaladilsonpinheiro

Abraços


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários