Óleo de Peroba

Óleo de Peroba

Um dos mais populares métodos para dar acabamento em madeira o Óleo de Peroba ficou mais conhecido como um lustra móvel.

Apesar de pessoalmente ser contra o uso desse material para aplicação sobre peças envernizadas esse é o uso mais comum dele. Minha justificativa para o não uso dele nesses casos é que além de não trazer benefícios para a peça ainda fica uma camada oleosa por dias sobre o móvel e isso pode até dar sensação de limpeza, mas não passa disso!

Porém sobre madeiras cruas ele tem sua utilidade e ai sim vejo benefícios.

Se você quer saber mais sobre como e onde usá-lo confira o vídeo que gravei sobre o tema.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Adilson, de grande valia seu trabalho!

    Poderia me ajudar numa questão, sou ‘curioso’ e estou tentando reparar algumas peças de carpete de madeira de 20 anos de utilização. Estou lixando superficialmente e pretendo passar um verniz nessas peças. No entanto não sei qual aplicar. As peças são de dormitório infantil. Se puder me ajudar agradeço imensamente.

    FRANCISCO AMAURI VIEIRA em 19/08/2020
    • Francisco depende do resultado que deseja, se for brilho, tem o ZU10 que é um verniz PU monocomponente para pisos, existem outros para o mesmo fim.
      Se quiser com aspecto natural aconselho usar stain e depois aplicar cera, nesse caso vai precisar reaplicar cera algumas vezes (com intervalo de varios dias) até criar uma camada. Muito parecido com o que se fazia antigamente

      Adilson Pinheiro em 14/09/2020
  2. Em minha propriedade rural tenho perobas de até 200 anos de idade e quero retirar a resina de seus troncos, onde posso vender e qual o preço???

    Eduardo Francisco Moysés Cisneros em 25/08/2020
    • Eduardo tudo bem. Não sei mesmo, pode tentar contato co a King fabricante de óleo de peroba

      Adilson Pinheiro em 14/09/2020