Quando o assunto é acabamento em madeira maciça as possibilidades de acabamentos são inúmeras, com resultados e destinação distinta e com técnicas e preços variados.
Independente se é um móvel ou esquadria uma regra é básica: Qualquer acabamento para uso externo pode ser usado internamente, porém o oposto não se aplica, ou seja, um material que posso aplicar e deixar exposto ao sol e chuva pode ser aplicado em algo que ficará protegido das intempéries, já um material que trás a informação “uso interno” jamais deve ser exposto ao sol e chuva.
Não vou detalhar muito cada tipo para não ficar cansativo, depois podemos tratar cada item individualmente.
Ótima opção para móveis e peças com acabamento natural ou rústico. Impermeabilizam bem. Contudo dá certo trabalho para aplicar e lustrar precisa de manutenção periódica e não protege a madeira contra sol ou oxidação natural que leva a mudança de cor.
Existe diversos tipo de cera, desde naturais até as sintéticas e muitas podem ser combinadas entre si para criar uma cera personalizada ou mesmo criar uma cera do zero com ingredientes simples.
Esse é um tema extenso e no post Cera Industrializada para Madeiras trato de outros detalhes desse material
Boa opção para uso interno e externo, podendo ser usado tanto em móveis, esquadrias ou peças utilitárias que terão contato com alimentos. Relativamente fácil de aplicar, mas pode ficar pegajoso se errar a mão. Manutenção simples, boa resistência a intempéries. Altera um pouco as cores da madeira e tem um cheiro levemente desagradável de gordura velha.
Um dos mais versáteis em termos gerais vai da composição de massa de vidraceiro a proteção de utensílios de cozinha. Apesar de ressaltar os veios e ser de fácil aplicação ele amarela a madeira e fica mais amarelado ainda com o tempo. A secagem é lenta, porém é fácil de ser reaplicado. Apesar de resistente ao sol a peça fica escura quando exposto continuamente.
Uso praticamente restrito a peças em contato com alimento, não altera a cor da madeira, fácil de aplicar, impermeabilização mediana e secagem rápida. O ideal é realizar duas ou três demãos antes de usar a peça.
Uso exclusivo para móveis possui cheiro agradável, fácil de aplicar penetra bem e fácil de aplicar. Não é gorduroso como o Tungue, por exemplo.
Sobre esse material fiz um post especifico: Óleo de Peroba.
Um dos mais antigos métodos de acabamento a famosa “asa de barata” foi muito usado para móveis. O acabamento final assemelha-se ao verniz. Boa impermeabilização, não mancha ao ser manuseada. Tem como desvantagens manchar com solventes, perfumes e até café e durante a aplicação com pincel ou boneca às marcas de passadas pode ficar evidente e requer habilidade para evita-las. Também não serve para acamamentos externos.
Fácil de aplicar com pincel, boneca ou pistola, rendimento elevado. Pode ser usar como acabamento único ou como base para verniz nitrocelulose. Ajuda muito no lixamento de peças antes do verniz. Apenas para uso interno. Impermeabiliza bem, contudo é sensível a solventes, perfumes e até uma xícara quente pode marca-la.
Pode ser fosco ou brilhante, incolor ou colorido. Barato e fácil de aplicar. Uso apenas interno, não resite a sol e umidade continua pode leva-la a descascar. Não resiste a solventes, perfumes.
Apesar de ser a base para o verniz PU, pode ser usado como acabamento final. Possui brilho moderado. Capaz de fechar os poros da madeira criando uma superfície lisa e vítrea. Aceita polimento.
Também recomendo o artigo onde comparo Seladora com Fundo PU
O mais resistente de todos a arranhões e produtos químicos. Não mancha, mantém as cores da madeira sem altera-las, mesmo depois de muito tempo. Não é tão fácil de aplicar e exige boa técnica e equipamentos adequados, tanto para aplicação como proteção.
Pode ser mono-componente ou bi-componente. Apesar se ser possível aplicar com pincel o melhor resultado é conseguido com pistola de pintura.
É compatível com tingidores e outros artifícios para criar efeitos e polimento
Mesmo com alta resistência a intempéries o uso externo não é recomentado devido ao grande trabalho de manutenção que exige a retirada total do verniz antigo antes do novo.
Se esse é o acabamento que precisa, confira também o artigo Acabamento em Móveis com verniz PU.
Opção interessante e alto rendimento. As solúveis em água não possuem cheiro forte ao contrário da versão com solvente. Protegem bem contra umidade, porém não contra o sol.
O famoso vidro liquida, não é o mais barato dos acabamentos, porém é um dos que proporciona resultado moderno a peça dando a sensação de ter um vidro sobre a superfície, daí o nome vidro liquido. Ideal para peças planas como bancadas e mesas. Pode ser usado em cubas, pois resiste a umidade. Tecnicamente difícil e amarela com os raios UV.
Para acabamento interno ou externo. Boa resistência a sol e chuva. A aplicação é fácil podendo ser feita com pincel, rolo ou pistola. Altera as cores da madeira. Com o passar do tempo peças expostas ao sol descascam e possui manutenção complexa, pois exige lixamento. Para móveis de acabamento fino não deve ser usado, já que visualmente o resultado é pobre.
Também conhecidos como Osmocolor ou Stain. Pode ser incolor ou tingido. Sem duvida uma das melhores opções para uso externo. Fácil de aplicar, resistente ao sol e chuva e por não criar filme é de fácil manutenção e pode ser usado inclusive em decks
A forma de aplicação indicada é somente com pincel.
Apesar de existir outras opções
essas são os mais populares, numa próxima oportunidade traremos de outros tipos.
Espero ter ajudado!
Comentários
Caríssimos,
Muito pertinente e util este artigo.
Muito Obrigado.
Ola Adilson, tenho partes de guarda roupa e gostaria de fazer uma mesa de 6 lugares e tbem um jardim vertical, sao mdf revestidos, e pensei em pinta-los ou inverniza-los pra ficar exposto ao sol, so as pecas p/jardim. E as pecas pra mesa preciso uni-las p/formar o tampo e a espessura das partes sao 1,5cm e e possivel unir c/cavilha ?
Aguardo retorno. Obg
Carla tudo bem.
MDF exposto ao sol e chuva? Nem gaste seu tempo vai durar no máximo até a primeira chuva ou rega das flores.
MDF só pra uso interno
Boa tarde, parabéns pelo belo trabalho!
Fiz um escorregador infantil, a prancha é de jaqueira, quero passar selador e cera na prancha, o que você recomenda? Qual a melhor cera, com menor intervalo de manutenção?
O escorregador vai ficar na sombra, fora do sol e da chuva.
Grato.
Marcos desculpe a demora. como é externo não use seladora, use um stain e cera ou apenas cera. Caso já tenho feito com seladora, não se desespere, quando descascar vai retocando com cera
Boa noite, quero fazer uma bancada de madeira, ela está crua. Posso passar seladora, lixar e passar cera de carnauba, é suficiente para protege-la, já que é pra uso interno?
ei, para uso interno é suficiente sim
Boa tarde Adilson !! Parabéns e obrigado pelo seu trabalho.
Acabei de montar uma pequena oficina de marcenaria para artesanatos em madeira. Gostaria de saber qual o melhor acabamento (acabamento de boa qualidade e moderada durabilidade) para peças em pinus, ambientes internos e que receberão um leve aquecimento (serão tipo porta velas). A madeira exposta a essa temperatura não escureceu, mas estava sem acabamento nenhum. Tenho preferência para o uso de pistolas devido a praticidade. Não sei exatamente qual acabamento fazer. Obrigado.
Marcelo ja que tem pistola, vá de verniz PU, irá ajudar na conservação das cores da madeira além de ter boa resistencia. Pode ser moveleiro ou automotivo. Estou usando a pouco tempo o PU 75 da wood wood, é muito bom
Olá! Primeiro, obrigada pelas informações! Salvei o link para usar mais tarde em outras peças… Mas queria saber se tem alguma dica de acabamento para descansos de panela de madeira. Preciso de algo que resista ao calor e, ao mesmo tempo, seja fácil de limpar.
Tamires, pode usar stain ou óleo tungue são bons para isso
Boa noite e parabéns, seus vídeos e blog são excelentes. Já o sigo a algum tempo e o cito como referência.
Estou fazendo janelas p uma chácara. O sol é intenso, quero um acabamento mais rústico.
Estou usando peroba rosa de demolição. Posso usar o óleo tungue? Qual o melhor: Bruto, meio a meio, polimerizado?
Existe muita diferença de qualidade entre as marcas?
Aguardando ansiosa e já agradecida.
Angélica- Santos Dumont, MG
Angélica, pode usar óleo tungue sim.
A diferença entre os citados ai é que o bruto é o óleo apenas extraido da semente.
O Polimerizado é o óleo que passou por um processo que irá acelerar a cura, e o meio a meio é o óleo diluido.
Vai de polimerizado, se estiver muito viscosos, dilua, com thinner ou aguarrás, assim não paga mais caro por um solvente atóxico que é utilizado no meio a meio.
Pode haver diferença de viscosidade e coloração, mas no geral nada que influência no resultado de portas e janelas. o da Ironfitings é muito bom, bem filtrado, porém é o mais caro rsrs
Boa tarde Adilson
Passei óleo mineral posso passar verniz depois ou outro produto obrigado
Apenas cera. Verniz não irá fixar
Caro Adilson, boa noite!
Tenho em estoque uma quantidade e variedade de peças de jaqueira consideráveis.
De pranchas imensas, a raizes e pastilhas de diversas formas e tamanho, pode colocar sua imaginação para funcionar que tenho bastante de tudo, até pranchas em forma de “Y”e “Bumerangue”, e deixe a imaginação viajar.
Gostaria de manter um contato consigo para falarmos da possibilidade de uma parceria.
Só para pontuar, tenho muito material de grande, médio e pequeno porte perfeitos, mas, como por certo você sabe, jaqueira dá muito material ocado, principalmente quando de material morto, como é o caso. Tem muito material para brincar com resinagem.
Para não deixar de tocar no assunto do seu interessante artigo, nas peças que estamos produzindo, utilizaremos cera de carnaúba, e para tal assunto, tenho duas perguntas: 1- Qual a melhor cera de carnaúba para uso em jaqueira? 2- Se faz necessário utilizar selador antes da cera? E, Em caso positivo, você tem algum selador para indicar que não altere a cor natural da madeira?
Meu telefone de contato é 73 99991-7671. Será um prazer falar com você e tratarmos de uma possível parceria.
Cordiais saudações,
Gilis
OI Tudo Bem? Vou te chamar no whatsapp.
Sobre a cera, quanto mais pura melhor, mas isso só é uma informação válida se for para fabricar sua própria combinação de ceras, já que a carnaúba em natura é de difícil aplicação.
Sobre a seladora antes apenas ajuda no processo de enceramento que demanda menos demãos.
O problema de seladora não é ela escurecer e sim permitir que a madeira oxide, assim como a cera ou óleo. A oxidação se dá por incidência de luz e contato com oxigênio. Dessa forma somente materiais que encapsulam a madeira e possuem proteção UV e que seja transparente dá conta dessa proteção.