Faça Você Mesmo Marcenaria

Estande de parede para livros

Estande de parede para livros

 

 

Que tal liberar os armários e ao mesmo tempo aproveitar os espaços verticais da sua casa ou escritório?

Não estou falando de enfiar seus livros e objetos em caixas e colocar na parte de cima dos armários onde ninguém mais os vê até aquela famosa arrumação anual.

Estou falando de estantes de parede.

Pesquisei e desenvolvi uma série de vídeos sobre o tema, sendo que todos atendem os mesmos requisitos:

  • Bonitas para decorar
  • Baratas
  • Fáceis de fazer

Para começar um modelo que possui  painel de base.

Nesse projeto usei OSB (aquele de tapume) para as prateleiras e compensado 10mm para a base.

Eu usei as ferramentas que tenho a disposição, mas se não tiver todas saiba que é possível fazer até mesmo com um bom serrote e furadeira.

Para o acabamento usei tingidor Ipê da Sisal, mas poderia ter usado o tonalizante na cor deseja, apenas usei um que combinasse com o restante dos móveis do escritório.

Para finalização verniz Ycon SG-500 da Redelease, uma alternativa muito boa seria uma seladora nitro celulose, já que é uma peça de uso interno.

Aliás, esse é um tema que já abordei algumas vezes: Marcenaria com poucas ferramentas e que prometo voltar com mais conteúdos nesse sentido.

A seguir  o vídeo com o passo a passo e abaixo dele o link para baixar o PDF com mais detalhes.

Clique aqui e baixe seu arquivo.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Prezado,
    Gostei muitos dos vídeos no YouTube. Parabéns pelas orientações.
    Gostaria de saber como posso tratar a madeira pinus. Desejo fazer uma bancada para estudo (60×205) cm. Estou na dúvida de utilizar o compensado de virola ou pinus. Posso encerar ambos? Ou usar apenas óleo?
    Agradeço.
    Fabricio

    Fabricio em 17/07/2020
    • Fabricio se for compensado de pinus, use ele pois é mais bonito que o virola, agora se for madeira pinus, só se tiver ferramentas para trabalhar a madeira maciça, caso contrário o compensado é melhor.
      Pode usar só cera

      Adilson Pinheiro em 21/07/2020