Que tal liberar os armários e ao mesmo tempo aproveitar os espaços verticais da sua casa ou escritório?
Não estou falando de enfiar seus livros e objetos em caixas e colocar na parte de cima dos armários onde ninguém mais os vê até aquela famosa arrumação anual.
Estou falando de estantes de parede.
Pesquisei e desenvolvi uma série de vídeos sobre o tema, sendo que todos atendem os mesmos requisitos:
Para começar um modelo que possui painel de base.
Nesse projeto usei OSB (aquele de tapume) para as prateleiras e compensado 10mm para a base.
Eu usei as ferramentas que tenho a disposição, mas se não tiver todas saiba que é possível fazer até mesmo com um bom serrote e furadeira.
Para o acabamento usei tingidor Ipê da Sisal, mas poderia ter usado o tonalizante na cor deseja, apenas usei um que combinasse com o restante dos móveis do escritório.
Para finalização verniz Ycon SG-500 da Redelease, uma alternativa muito boa seria uma seladora nitro celulose, já que é uma peça de uso interno.
Aliás, esse é um tema que já abordei algumas vezes: Marcenaria com poucas ferramentas e que prometo voltar com mais conteúdos nesse sentido.
A seguir o vídeo com o passo a passo e abaixo dele o link para baixar o PDF com mais detalhes.
Comentários
Prezado,
Gostei muitos dos vídeos no YouTube. Parabéns pelas orientações.
Gostaria de saber como posso tratar a madeira pinus. Desejo fazer uma bancada para estudo (60×205) cm. Estou na dúvida de utilizar o compensado de virola ou pinus. Posso encerar ambos? Ou usar apenas óleo?
Agradeço.
Fabricio
Fabricio se for compensado de pinus, use ele pois é mais bonito que o virola, agora se for madeira pinus, só se tiver ferramentas para trabalhar a madeira maciça, caso contrário o compensado é melhor.
Pode usar só cera