Destaque Faça Você Mesmo Marcenaria

Função oculta da plaina elétrica

Função oculta da plaina elétrica

Ter ferramentas adequadas para trabalhar é sem duvida alguma muito importante, isso significa que não bastar encher um painel apenas para que fique bonito e sim comprar apenas aquilo que lhe será útil economizando para adquirir de boa qualidade.

Infelizmente ter as melhores ferramentas não é suficiente para ter excelentes resultados é preciso dominá-la a ponto de tirar o melhor partido com a máxima segurança.

Na marcenaria e carpintaria a plaina elétrica é uma ferramenta que não pode faltar em conjunto com a serra circular forma a base para qualquer trabalho em madeira.

Em oportunidades anteriores já ensinei como aplainar corretamente com uma plaina elétrica portátil. São duas vídeo aulas que você poderá ter acesso no post Como usar plaina elétrica.

Muito além de aplainar

O que poucas pessoas sabem é que essa fantástica ferramenta faz mais do que aplainar. Ela também pode ser usada para fazer rebaixos.

Como assim rebaixos?

Sabe rebaixos de marco de porta? Eles podem ser feitos com uma plaina ou qualquer outra situação onde demande um encaixe de meia-madeira como tampo de mesa, painel de TV e muito mais como o Banco Baú que postei o passo a passo aqui no blog

No vídeo abaixo mostro de forma detalhada como realizar esse processo de usinagem.

 


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários