Faça Você Mesmo Marcenaria

Estante de parede para livros destaque na Globo

Estante de parede para livros destaque na Globo

Em mais uma participação no programa É De Casa preparei várias prateleiras e estantes de parede. O modelo de hoje foi destaque inclusive no portal Gshow.

Como o tempo não é suficiente criei uma série sobre o tema.
No projeto anterior fiz uma versão com painel de fundo, que dá maior visibilidade como peça de decoração. Se você não viu essa estante acesse esse link.
Como foi feita
Dessa vez optei por usar uma tábua de pinus, mas pode ser compensado 15 ou 20mm.
Gastei ao todo 3,5m lineares de uma tábua de 20cm de largura. Cortei da seguinte forma:
• 6 peças com 49 x 18cm
• 2 peças com 21 x 18cm
Para montar usei o encaixe de meia madeira que me permite montar e desmontar a estante sem uso de qualquer tipo de ferramenta o que a torna uma excelente peça para vender pela internet.
O Plano de corte você pode baixar clicando aqui.
Acabamento
De acabamento optei por tingir na cor imbuia conforme já mostrei a técnica no artigo “Como Tingir Madeiras”.
O bacana de tingir que a peça deixa de ter essa aparência pálida de madeira e comum que tanto o Pinus como o Virola do compensado possui e ganha um ar mais nobre e clássico de bibliotecas.
E para finalizar usei uma seladora nitrocelulose, que por se tratar de uma peça deu uso interno da conta de deixar impermeabilizado e ao mesmo tempo deixa um aspecto mais natural.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Parabéns Adilson ,pelo seu trabalho e o Norte que vc nos dá, estou amando esse mundo da marcenaria,vou fazer um curso profissionalizante online ,com setificado sei que não é muito é algo superficial nessa imensidão que é o mundo da marcenaria, espero ter a oportunidade de fazer um curso com vc e me aperfeissoar.O brigado por me dar ânimo e coragem ,com os seus vídeos!!!.

    Cássio Moraes em 04/10/2020
    • Cássio tudo bem? ano que vem devo ter vários cursos de marcenaria, esse ano não consegui produzir o que tinha planejado. Boa sorte ai no que irá fazer

      Adilson Pinheiro em 11/11/2020