De Tudo Um Pouco Dicas

Fungos e mofos em madeira – como evitar e remover

Fungos e mofos em madeira – como evitar e remover

Umidade, calor e pouca luz esse é o cenário perfeito para a proliferação de mofos e fungos em qualquer ambiente e madeira ou mesmo móveis de madeira não estão livres desse problema.

No meu canal no Youtube recebo com grande frequência perguntas relacionadas a isso e nessa época do ano são ainda mais comuns por conta da redução da incidência de luz solar os ambientes ficam mais propícios para criação de mofos.

Se não bastasse o comprometimento estético eles podem causar danos irreparáveis como mudança de cor da madeira e até apodrecimento fora o possível mal a saúde contaminando seja o que estiver por perto como alimentos e roupas.

Causas

As causas mais comuns como já citei no inicio são a umidade, calor e baixa incidência de luz solar. Podemos ainda acrescentar falta de ventilação e sujeira acumulada. Sim aquela poeira difícil de limpar atrás de certos móveis são um bom ponto de partida.

Como evitar

Madeiras que estejam guardadas devem ficar tabicadas (taliscas de madeira entre as peças) para promover a circulação de ar e se possível fora da chuva. Cobrir com plástico somente em ultimo caso e caso isso ocorra descobrir de tempos em tempos para arejar.

No acabamento de móveis novos usar vernizes que produzam filme como verniz PU, Marítimo ou Nitrocelulose.

Móveis devem ser mantidos limpos, secos e afastados das paredes.

Como limpar

Em caso de contaminação pode ser usado cloro, vinagre ou produtos de limpeza de banheiro para a remoção superficial de mofos, caso tenha aprofundado na madeira somente escovação ou lixamento podem resolver.

Infelizmente nem sempre será possível voltar à cor original da madeira, no caso de Pinus podem ficar azulados ou acinzentados e compensados virola podem ficar escuros ou manchados.

Espero que as dicas tenham ajudo e não deixe de conferir outros artigos do blog


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Everton Luís de Almeida, na empresa onde trabalho as vezes sobra madeira dos palet, que em muitas vezes vai fora, resolvi aproveitar e fazer alguma “coisa” com estas madeiras.
    Aqui em casa ( apartamento ), minha esposa pediu para eu comprar um cachepot para colocar um vaso de flor, fui em algumas lojas para comprar, mas achei um pouco caro por ser de madeira e um pouco simples de fazer.
    Foi aí que comecei a procurar no YouTube para fazer o cachepot, por fim não fiz o cachepot e comecei a fazer uma mesa para colocar o telefone . Fiz a mesa só tá faltando pintar, vou pintar com verniz marítimo que tenho guardado aqui em casa, mas não desisti do cachepot, quero fazer com encaixe tipo jig ( dedinhos ).
    Bom, quero agradecer por você estar dando muitas dicas de como criar , inventar várias peças em madeira.
    Muito, muito obrigado!
    Que Deus lhe abençoe cada vez mais.

    Gratidão!

    Everton em 19/07/2020
    • É isso ai tem que se encher de coragem e sair fazendo rsrs
      Bora fazer serragem

      Adilson Pinheiro em 21/07/2020
  2. Adilson bom dia
    . Como você já me passou muitas dicas muito boas em marcenaria, vendo uma das suas recomendações sobre como tirar fungo de madeiras, não sei se você esqueceu ou talvez não saiba do hipoclorito de sódio, esse produto liquida os fungos não só de superficie como tambem os de profundidades , principalmente os de pinus e outras madeira de pouca consistência,
    Como fazer : pincelar em abundancia (encharcar) muito bem, já experimentei em imersão com ótimos resultados.
    Meu telefone 15 32713414 – Itapetininga SP
    Qualquer duvida me liga ou passe um e-mail.
    PS. Muito obrigado pelas boas dicas.
    Um abraço
    Renato

    Renato Ayres Ribeiro Ribeiro em 20/07/2020
    • Renato, eu dei prioridade para citar o cloro porque é algo que a maioria das pessoas tem em casa, já o hipoclorito apesar de barato nem sempre tem. De qualquer forma obrigado mesmo é sempre bom ter a participação

      Adilson Pinheiro em 21/07/2020
  3. Bom dia
    sou seu seguidor no youtube, vejo sempre seus vídeos e acompanho sempre que possível as lives tbm, já comprei algumas ferramentas e agora estou arrumando um espaço para montar minha pequena oficina de hobby e tbm pretendo fabricar algumas peças mais simples para vender, mas o principal pra mim e me divertir e usar a criatividade para criar peças…
    ótima dica e agora vou seguir por aqui tbm…
    Dinho aqui de vitória ES

    DINHO em 25/08/2020
    • Tudo bem Dinho,
      Marcenaria só por diversão é ótimo rrsrs
      abraços

      Adilson Pinheiro em 14/09/2020
  4. Boa tarde! Tenho portas laqueadas há 3 meses. O marco, primeiramente o vendedor disse ser de pinus, depois disse que era de pinho (pinheiro). Com suspeitas de umidade em casa, retirei a moldura do marco e percebi um mofo amarelado. O que posso utilizar sem retirar o marco, visto que o espaço entre o marco e a parede é pequeno? Corro o risco de aumentar a umidade utilizando algum produto nesse pequeno espaço?

    Andrielli em 04/09/2020
    • Nossa ai é complicado, pode tentar aplicar cloro ou hipoclorito de sódico com uma seringa. Deixar mais alguns dias sem a modura para evaporar.

      Adilson Pinheiro em 14/09/2020