A madeira é algo tão versátil que é impossível não haver nada dela em nossa vida. Presente em esquadrias, móveis, objetos de cozinha, decoração e até em acessórios pessoais.
Cada espécie apresenta características que direcionam a escolha para determinado uso, por exemplo, madeiras com sabor agradável como cerejeira são utilizadas na fabricação de barris e tonéis.
As de média densidade como Mogno, Cedro, Freijó e Jacarandá, na fabricação de móveis finos.
As mais resistentes à intempéries para esquadrias, decks, assoalhos, telhados, cercas e portões ou móveis de área externa.
Uma coisa todas tem em comum, elas sofrem com quatro fatores naturais, umas mais que as outras é bem verdade, porém todas são agredidas. Issso explica porque o móvel não é mais tão bonito depois de anos, o portão está caindo e o telhado precisa de reparos.
Preparei um guia com esses quatro fatores, apresentando os danos mais comuns e os métodos de prevenção mais eficazes.
Sol em excesso é ruim não apenas para a pele, os raios UV podem danificar bastante mesmo espécies resistentes como o Ipê e podem causar:
Quando criar uma proteção como uma cobertura não for possível usar verniz com Filtro solar é uma boa alternativa. No comércio é fácil encontrar marcas que tem vernizes com duplo e triplo filtro solar e garantia de cinco anos. Ainda pouco conhecido por aqui o Óleo de Tungue e vernizes dele derivados também entregam boa proteção e com manutenção até mais fácil que os vernizes tradicionais
Esse guia também pode lhe ajudar: 14 acabamentos para móveis e madeira em geral
Vamos deixar claro algo muito importante aqui, a água em si não é um problema grave para a maioria das peças de madeira, uma chuva não irá danificar um portão ainda não impermeabilizado, porém uma tábua de corte usada todos os dias e que não é devidamente seca irá apodrecer rapidamente.
Então onde está o problema?
Na umidade contínua.
Ela pode causar problemas que vem a partir do aumento da percentual de umidade da madeira, que leva a problemas secundários, tais como:
Uma porta pode não abrir, uma mesa pode descolar… Os danos são muitos
A principal forma de prevenção e afastar a madeira da umidade contínua o que muitas vezes precisa ser planejado desde o projeto. Decks e jardins verticais precisam de afastamento do piso ou parede para possibilitar circulação de ar. Num móvel de cozinha afastar a madeira do piso com pezinhos de borracha ou plástico é válido…
Como acabamento usar verniz marítimo, stain, verniz PU ou resina epóxi dependendo do estilo desejado.
Fungos e mofos estão sempre ligados à umidade, contudo podem surgir até mesmo com a umidade da própria madeira estocada. É bastante comum encontrar madeiras para construção civil coberta de mofo ainda na madeireira.
Esses organismos causam manchas e mudança na coloração, além de podercausar danos à saúde das pessoas, ou artigos pessoais, como roupas e alimentos guardados em móveis como mofo.
A prevenção é bem similar à umidade em si:
Se de tudo teve algum problema basta limpar com produtos de limpeza, como cloro, hipoclorito de sódio e até mesmo aqueles famosos para limpeza de banheiros
Saiba mais em: Fungos e mofos em madeira – como evitar e remover
Os cupins são os maiores vilões da madeira, podem comer peças inteiras em questão de dias ou te surpreender com uma peça linda que não passa de uma casca fina e oca por dentro. O primeiro caso é provocado por cupins de chão e o segundo por cupins de madeira seca, que já tratamos sobre isso em: Cupins: tudo o que você precisa saber sobre essa praga
De forma bem resumida o que podemos fazer é usar madeira tratada no caso de decks, portões e cercas e até mesmo em telhados.
Caso não seja possível ou mesmo como reforço é recomendável:
Espero ter ajudado e qualquer duvida nos escreva pelos comentários que tentaremos responder o mais rápido possível.
Comentários
Bom dia Sr. Adilson.
Meu nome é José Ribeiro, sou de Ribeirão Preto, e gostaria de saber mais sobre o seu afiador de facas, se o Sr. vende ou só ensina a fazer, fiquei interessado. Como sou uma pessoa normal com 66 anos, não tenho nem maquinário e nem matéria prima para fazer um. Se o Sr. vender, gostaria de saber qual o valor e com o valor do frete incluso.
Desde já lhe agradeço. me desculpe pelo incomodo.
José Ribeiro
José tudo bem? só ensinei mesmo.
Obrigado
Quantas vezes devo passar o óleo em tábuas macheadas que irão ser usadas em uma parede? Podem pegar chuva após a aplicação do óleo? Moro em um lugar pequeno e não tenho como guardar dentro de casa.