Destaque Matéria Prima

4 acabamentos para madeira em área externa

4 acabamentos para  madeira em área externa

Se assim como eu você acha lindo um deck, fachada ou esquadrias de madeira ou simplesmente ter belos móveis de madeira no jardim ou varanda já se perguntou: “Como tratar a madeira para que fique linda por muito tempo?”.

Saiba que é mais fácil do que pode imaginar.

É fato que existem algumas opções comuns e outras pouco conhecidas no Brasil.

Vou listar algumas opções para guiar sua escolha pelo material que mais lhe agrada.

Verniz marítimo

Esse é um verniz barato e fácil de encontrar em lojas de tinta ou material de construção mesmo em lojas bem pequenas.

Não se engane é um material muito técnico e bastante resistente. Foi desenvolvido para aplicação em embarcações o que já nos diz muito sobre ele.

Seu ponto forte é a resistência à umidade sendo uma característica importante para floreiras, decks verticais, móveis de jardim, cercas e esquadrias.

Se você mora numa região mais fria ou úmida o verniz marítimo é seu grande aliado.

Quatro coisas que acabam com a madeira

Verniz filtro solar

Da mesma forma que a nossa pele sofre com os raios UV a madeira também resseca e trinca e da mesma forma que usamos roupas e cremes com proteção UV podemos utilizar na madeira exposta ao sol.

Caso onde você resida “tem um sol para cada um” o acabamento indicado para madeira de área externa é o verniz filtro solar, que pode ser duplo ou trilho filtro solar.

Escolhendo uma boa marca e aplicando corretamente conforme informado na embalagem não terá problemas por 5 anos ou até mais.

Stain

Stain não é verniz, pronto falei.

Agora vou explicar rapidamente porque não:

Os vernizes protegem a madeira criando uma camada superficial, um filme plástico que irá impedir a entrada e umidade e criar uma barreira contra os raios soares como dito acima, além de manter certo equilíbrio na umidade natural da madeira impedindo as trincas.

O stain é um produto impregnante que entra nos poros da madeira ocupando os espaços vazios impedindo que água penetre o que gera o apodrecimento.  Por outro lado a proteção contra os raios solares é menor.

“Ah então vou usar só verniz!”

Calma, não é bem assim. Um deck em volta da piscina não deve ser envernizado, pois o filme plástico quando molhado fica escorregadio.

Apesar de demandar manutenção com intervalos de em média 2 anos a reaplicação do stain é mais simples. Basta limpar a superfície e reaplicar sem a necessidade de lixamento como o verniz.

Ah! Fique atento porque alguns fabricantes usam nomes comerciais para esse produto, como Osmocolor, Poliesten, entre outros.

Óleo de tungue

Apesar de pouco conhecido no Brasil o óleo de tungue é muito pratico de ser aplicado e com excelente resistência.

Ele age como o stain impregnando nos poros da madeira impedindo a entrada de umidade, porém ele vai além, ele hidrata as fibras mantendo um aspecto natural.

Como não cria filme pode ser usado em decks.

Para uma manutenção preventiva basta uma rápida reaplicação com um pano embebido em óleo de tungue.

Espero que tenha gostado.

Caso ainda tenha duvidas confira os demais conteúdos que temos sobre acabamentos.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários