Faça Você Mesmo Marcenaria

Como fazer uma Luminária Masp

Como fazer uma Luminária Masp

Aprenda como fazer uma Luminária Masp: durante alguns anos tive produção de artefatos de madeira e o carro chefe eram minhas luminárias.

 

Época em que desenvolvi o método como fazer uma Luminária Masp

Quando quase ninguém fazia uso de reguinhas de madeira intercaladas para deixar passar a luz e ao mesmo tempo esconder a lâmpada eu já fazia isso.

Mesmo 13 anos após virar essa pagina algumas delas ainda tem perfil atual como é o caso da Luminária Masp.

Depois passei vários anos produzindo vitrais, lustres e artefatos de vidro e a paixão sempre foi a iluminação, fizemos vitrais com iluminação própria e lustres.

como fazer uma Luminária

como fazer uma Luminária

 

Passo a passo para fazer uma luminária Masp

Agora em função de mais uma fase da minha vida decidi mostrar o passo a passo de como fazer uma luminária Masp. Considerações para construção:

  • Essa peça originalmente tinha a cúpula em Canelão e a Base em Cedro e nessa versão fiz toda em Pinus e tingi a base com tingidor Imbuia da Sisal.
  • Como acabamento escolhi o verniz PU ao invés da tradicional seladora nitro celulose, a escolha foi por falta de seladora e não técnica nesse caso.
  • Internamente para difundir a luz gosto de papel vegetal, também pode ser outro de sua preferência colado com cola branca para madeira.
  • Esse método já testei com lâmpada incandescente de 80w acesa por 24h seguidas, sem  que haja queima do papel ou descolagem. Num primeiro momento é comum ouvir barulhinhos do papel, mas fique tranquilo é apenas dilatação do material e isso só ocorre na primeira vez.
  • A ligação elétrica usei um rabicho para abajur encontrado em loja de material elétrico que já vem com interruptor de meio de fio e soquete E27

Na imagem abaixo tem as principais medidas como referencia, esse é meu croqui original, mas você pode fazer alterações para as medidas desejadas.

como fazer uma Luminária

Para baixar o desenho em PDF clique aqui.

 

Importante

Desenvolvi um artigo explicando “como tingir madeiras” que será muito útil para este projeto, confira clicando aqui.

Não deixe de comentar suas dúvidas e compartilhar suas experiências a baixo. Um forte abraço e até a proxima.


Adilson Pinheiro

Aos três anos ganhei meu primeiro serrote e desde então sou apaixonado por ferramentas e produção. Designer autodidata, vidreiro e artesão, acima de tudo apaixonado por ferramentas e o que com elas podemos fazer. Atualmente compartilho o que aprendi em 37 anos desde o serrotinho em meu blog e canal no Youtube.

Comentários

  1. Essa luminária ficou linda

    Raimundo terto em 05/04/2018